Colin Chapman,

Lendas da F1: Colin Chapman forjou a própria morte para fugir das dívidas e a cadeia?

2/03/2018 F1 Fanático 0 Comentarios


Todos os fãs de F1 conhecem Colin Chapman. ele foi o primeiro projetista a fazer história na F1, com seus maravilhosos (e perigosos) carros da Lotus, que teve seu auge nos anos 60 e 70. Mas em 1982, a equipe já sofria com os efeitos do avanço da tecnologia e dos motores turbo e sua querida equipe ia descendo de patamar. E em dezembro de 1982, ele morreu em um ataque cardíaco fulminante aos 54 anos.

E aí que começa a lenda. Colin Chpaman forjou a própria morte por causa de uma treta envolvendo ele e John Delorean (reconhecem o nome,né? é, é o carro do De volta para o futuro!)Em 1978 a Lotus firmou uma parceria com o engenheiro e empresário norte-americano John DeLorean para desenvolver os chassis do carro que ficaria famoso na série De Volta Para o Futuro.

O acordo resultou um prejuízo milionário aos cofres do governo britânico, que financiou a empreitada e cedeu uma fábrica em Belfast, na Irlanda. Logo surgiu a suspeita de que houve desvio de dinheiro e Chapman e outros membros da Lotus estariam entre os beneficiados. Para fugir da falência, de ver a Lotus ser confiscada pelo governo britânico e ainda de quebra ser preso, Chapman resolveu forjar a própria morte e fugir para onde? BRASIL! AQUI É HUE HUEHUEHEUHEUE BR!

Mas porque logo o Brasil? Segundo a lenda, Chapman veio para cá inspirado em Roland Briggs outro britânico que fugiu para cá graças a falta de acordo judicial entre Grã Bretanha e Brasil para extradições, então se fosse descoberto, ele estava de boa. Mas ele, para garantir, rumou para Mato Grosso, para cidade de Várzea Grande-MT, abandonando a vida de corridas para criar gado em uma fazenda. Outros rumores dizem que ele virou instrutor de voo na mesma cidade.

Anos depois, quando houve a prisão de antigos sócios ligados à Chapman, é que começaram a surgir histórias de que ele estaria vivo. Alguns relatam constantes visitas da Sra. Chapman ao Brasil, em especial ao RJ e ao MT, segundo algumas testemunhas, entre elas, Emerson Fittpaldi, que supostamente encontrou Hazel Chapman no aeroporto de São Paulo em 1985. Ele perguntou o que ela estava fazendo lá e ela respondeu" férias ". Emerson achou isso estranho, porque ele lembrou que ela tinha um grande medo de voar em aviões, então por que ela iria para o Brasil sozinha? hummmm

Essa é uma lenda com diversas versões. No reino unido, dizem que ele fugiu para as Bahamas, outros dizem que ele fugiu pra Colômbia,mas a verdade é que ele realmente morreu. E teve a sorte de morrer segundo o juiz britânico que julgou a fraude que desviou dinheiro do governo britânico. ele teria sido preso por 10 anos por uma "fraude ultrajante e maciça". O contador de Chapman, foi preso por 3 anos. DeLorean sabe-se lá como escapou da prisão, mas morreu em 2005.

Chapman realmente morreu. O fato de ter sido um enfarto fulminante e  no velório, apenas o médico e a sua esposa Hazel Chapman estavam presentes ajudaram muito na criação da lenda. Mas não tem prova maior do que ele morreu do que a de 95, quando a Lotus em uma morte tão horrível, se uniu a Pacific em 1995, não é? E quando ressuscitaram o nome da sua equipe? ele iria aparecer e dizer, que "p*rra é essa aí com o nome da minha equipe, car*lho!"

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima