Felipe Massa,

Lendas da F1: Glock deixou Hamilton passar de propósito para Massa não ser campeão em 2008?

1/15/2018 F1 Fanático 0 Comentarios



Essa lenda da semana, tem gente que acredita até hoje nisso! Claro, são aqueles pachequistas xiitas, mas ainda sim, muita gente dúvidas sobre isso, fala que Glock recebeu uma grana da McLaren após a corrida - 500 mil dólares - ou que até ele teria dito que essa era uma vingança pois a Alemanha perdeu o mundial de futebol de 2002 para o Brasil (!). Se ele soubesse do 7 a 1 seis anos depois...

Recapitulando: Felipe Massa foi para a última corrida de 2008 precisando vencer a corrida do GP do Brasil e Lewis Hamilton tinha que terminar em sexto para ser campeão. A corrida, convenhamos foi um porre até as voltas finais, já que Massa era  o primeiro com folgas e Lewis estava felizão, de boas no quarto lugar, só administrando.

As voltas finais foi quando o bicho pegou, porque a prova que começou em pista molhada - sem chuva e já tinha secado - viu uma garoa ficar cada vez mais forte e a indecisão dos pilotos em decidir se arriscavam com o pneu de pista seco ou punham o intermediário novamente. Na volta 66 (em uma corrida de 71 voltas) Alonso, Raikkonen, Hamilton e Vettel partiram para a troca de pneus. Massa foi na seguinte. E as Toyotas de Jarno Trulli e Timo Glock permaneceram.

Na volta 68, Massa continuou em primeiro, seguido de Alonso (Renault), Kimi (Ferrari), Glock (Toyota), Hamilton (McLaren) e Vettel (Toro Tosso). Na pista meio molhada meio seca, Hamilton cometeu um erro na junção e aí Vettel aproveitou e passou na volta 69, a antepenúltima. Massa tinha o resultado necessário para ser campeão.

O que vimos foi uma das decisões mais emocionantes da história, com certeza ninguém ficou alheio aquelas voltas. A chuva que parecia ser forte, enfraqueceu. Glock, em quarto tinha se dado bem na teoria. enquanto o Pacheco acreditava no milagre do título, a chuva voltou a ficar forte no fim da penúltima volta.

A última volta foi um deus nos acuda. A chuva caindo mais forte, Glock, de pneus de pista seca fazendo o que podia para se manter a pista e Vettel e Hamilton babando para ultrapassá-lo, nunca o bordão do Galvão Bueno 'HAJA CORAÇÃO' nunca fez tanto sentido.

Massa fez sua parte venceu a corrida e quando cruzou a linha de chegada, apenas Vettel tinha passado o Glock, então ele era o campeão. Mas na junção, Hamilton passou Glock e conseguiu assim, o título mais emocionante da história da F1.


Muitos dizem que Glock tirou o pé na última volta, afinal na volta 70 Glock fez 1m28s e na volta final fez 1m44s. Mas como dissemos e você pode ver no vídeo, começou a chover demais e aí, com pneus de pista seca desgastados, não deu pra fazer muita coisa. A jogada de Glock foi arriscada - O próprio Galvão disse que o Glock teria que fazer milagre - na  e quase deu certo, se a chuva não tivesse apertado, Massa era que seria o campeão mundial de 2008. 

E nem o Massa se estressa tanto com essa corrida, já que ele acha que o GP de Cingapura, o do Nelsinho Piquet batendo de propósito para ajudar o Alonso a vencer, foi o que tirou o título dele. (Eu já acho que foi no GP da Hungria, quando o motor Ferrari abriu o bico nas últimas voltas e deu o desprazer da F1 em ter Heikki Kovalainen como vencedor de um Grande prêmio)

Mas a galera da Toyota sofreu. eles tiveram que sair sem o uniforme da equipe, já que a torcida brasileira presente em Interlagos achou que rolou a entregada do Glock e queriam descer o cacete no pessoal da equipe japonesa. Mecânicos e staff da equipe tiveram que sair do autódromo com roupas normais ou de outras equipes para passarem longe da fúria dos torcedores.

Foi uma disputa muito traumática para os brasileiros e nós brasileiros, adoramos uma teoria da conspiração. Afinal, até hoje tem gente que acredita que o Brasil entregou o título de 98, que os jogadores em 2014 foram comprados, etc. o texto do 'Se as pessoas soubessem o que realmente aconteceu, ficariam enojadas' apesar de mentira rola até hoje na internet a mais de 20 anos, só mudando os personagens.

Mas é uma lenda tão famosa, que até questionaram o Glock sobre isso: "Não fiz nada de errado e pilotei minha corrida e marquei os pontos para minha equipe com uma estratégia diferente.Quem acha que eu deixei o Lewis passar é totalmente estúpido"

Então não seja estúpido! Apesar dos pesares, Glock não entregou o título para o Hamilton. Foi apenas uma cagada no negão nas últimas curvas, o que mostra que realmente ele é um cara #Blessed. Sem teorias da conspiração dessa vez...



Postagens Relacionadas

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima